Quais são os principais desafios do pequeno empreendedor?

Quer saber quais são os principais desafios do pequeno empreendedor? Neste artigo, trouxemos alguns dados da última pesquisa da Endeavor Brasil sobre o assunto. Continue a leitura e confira!

imagem mostra pequenos empreendedores discutindo sobre desafios.

Quem é dono de um negócio no Brasil sabe que o pequeno empreendedor possui inúmeros desafios. E isso se tornou ainda mais difícil com a pandemia, pois, no ano passado, o Brasil caiu três posições no ranking mundial de empreendedorismo.

É o que aponta a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) 2020, realizada em diversos países e, que, no Brasil, conta com o apoio do SEBRAE e do IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade). O levantamento mostrou que o número de empreendedores brasileiros caiu de 53,4 milhões em 2019 para pouco menos de 44 milhões no final do ano passado.

Mas afinal, quais são os principais desafios do pequeno empreendedor?

Na verdade, existem muitos desafios, e cada um deles dependerá do ramo de atividade, experiência, capitalização do empresário, entre vários outros fatores. A seguir, mostraremos alguns dos pontos listados na última pesquisa realizada pela Endeavor Brasil, com o apoio da Neoway. Confira a seguir!

1 – Gestão de pessoas

Sem dúvidas, a qualidade da equipe é fator fundamental para que o negócio se desenvolva e seja sustentável. Por isso, empresários apontam a gestão de pessoas como um dos principais desafios para o empreendimento.

Nesse quesito, a principal dificuldade apontada pelos empresários é a formação de lideranças. No entanto, há uma contradição nesse ponto, pois ao mesmo tempo em que a falta de lideranças é um ponto crítico, a pesquisa apontou que desenvolvê-las dentro da empresa é uma prática adotada por poucos.

2 – Gestão financeira

A preocupação com as finanças também teve destaque na pesquisa. Segundo os entrevistados, 48% deles dizem perceber que os seus custos estão aumentando acima da receita, o que é muito preocupante para o negócio.

3 – Inovação

Embora o quesito inovação tenha sido mais apontado por empresas de tecnologia, não são só essas que sofrem com a falta de novidades no desenvolvimento de produtos e serviços.

Nesse sentido, o Global Innovation Index, um ranking mundial de inovação, mostra que o Brasil está na 70° posição entre 141 países. Isso mostra que não estamos atrasados somente em tecnologia, mas também em diversos outros segmentos da economia.

4 – Falta de estratégia e visão de longo prazo

Com exceção dos empreendedores de alto impacto (os que estão à frente das empresas que mais crescem), a falta de estratégia foi um dos itens apontados por muitos na pesquisa. Nesse caso, a dificuldade para crescer e elaborar novos produtos são alguns dos pontos que mais atrapalham a visão de longo prazo do empreendedor.

5 – Acesso ao crédito e/ou investimentos

Para que possam crescer e se tornarem competitivas, as empresas precisam de recursos externos, seja via crédito ou investimentos. Segundo a pesquisa, esse problema afeta todo tipo de empresa, mesmo as mais consolidadas no mercado. A falta de recursos públicos e de garantias para tomar crédito foram os fatores mais mencionados nas respostas dos empreendedores.

6 – Infraestrutura

Esse ponto aparece abaixo dos anteriores, mas, mesmo assim, faz parte das dificuldades apontadas pelos empreendedores. Sobre esse assunto, os principais fatores mencionados foram os espaços físicos apertados ou inapropriados e a falta de segurança no local de trabalho. Por isso, a infraestrutura não pode ser ignorada quando se fala de dificuldades a serem enfrentadas.

7 – Burocracia e questões jurídicas

Por fim (mas não menos importante) a burocracia e os aspectos jurídicos aparecem no ranking dos maiores desafios das empresas no Brasil. Em relação às questões jurídicas, a maior preocupação dos empreendedores está relacionada à declaração e ao recolhimento dos impostos da atividade.

E você? Quais as dúvidas ou dificuldades que possui em relação ao seu negócio? Aqui na PAE, nós temos uma equipe especializada, pronta para auxiliá-lo com questões legais e burocráticas relativas à sua atividade. Contate-nos pelo link abaixo e saiba mais sobre o nosso trabalho!


Entre em contato conosco se precisar de ajuda ou tiver dúvidas.

As cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar os nossos serviços, aceita o uso de cookies. Mais informações